REIKI

O reiki, é a junção de duas palavras japonesas, o “REI” e o “KI” e juntas elas significam energia vital universal. Esta energia quando aplicada continuamente, tem o poder de curar a partir do espiritual para o físico cedendo energia para os locais do corpo que a pessoa necessita que sejam restabelecidos.

Em uma aplicação de reiki o terapeuta é o receptor da energia do universo e age como canalizador, transmitindo esta energia ao paciente através da imposição das mãos sobre algumas partes do corpo. Importante ressaltar que na técnica o terapeuta não necessariamente toca no paciente, ele apenas impõe as suas mãos sobre determinadas partes do corpo que irão receber a energia.

A energia universal é canalizada pelo terapeuta fluindo para o paciente que recebe a quantidade necessária para o restabelecimento de sua saúde, o fluxo não cessa enquanto o paciente estiver necessitando daquela energia.

O terapeuta não estará perdendo a própria energia durante este processo, pois a energia que está sendo transmitida para o paciente não é a do terapeuta, mas sim a do universo.

Princípios do Reiki

De acordo com as filosofias antigas provenientes do oriente, tudo é energia, e se tudo é energia, tudo pode ser curado pela energia. No entanto, devemos lembrar que palavras, sentimentos e atitudes também são energias. Por esse motivo, o reiki se baseia em cinco princípios relacionados à atitudes importantes que devemos ter diariamente. São eles:

  1. Só por hoje, não me preocupo.
  2. Só por hoje, não me irrito nem critico.
  3. Só por hoje, agradeço as minhas bênçãos e sou humilde.
  4. Só por hoje, ganho a vida honestamente.
  5. Só por hoje, sou gentil e amável com todos os seres vivos.

Os sentimentos de preocupação, irritação e crítica agem negativamente sobre a mente e o corpo das pessoas. Preocupar-se é não acreditar na providência divina de que o universo se encarregará de ajeitar as coisas. Isso não quer dizer que se deve adotar uma atitude passiva diante das dificuldade, mas sim ter esperança e crer que tudo será resolvido da melhor maneira possível.

A irritação e a crítica fazem com que as pessoas pensem em coisas ruins e as atraia para si, quem se irrita e critica está fazendo mal para si mesmo, além de fazer mal para outras pessoas, causando desequilíbrios energéticos.

Por outro lado, os sentimentos e ações de gratidão, humildade, gentileza, amabilidade e honestidade são positivos. A vida, tudo que você é e tem, já é motivo para emitir sentimentos de gratidão e acreditar que mesmo nas dificuldades, você é guiado pela consciência divina. Ser humilde, gentil, amável e honesto é ter consciência de que todos são iguais perante o vasto universo, todos merecem respeito e consideração.

Os seres vivos, além dos seres humanos, também são igualmente importantes e têm a sua função de ser no mundo em que vivemos. Os princípios são para serem praticados diariamente. Veja que as frases são focadas no presente, no hoje, “só por hoje eu não irei me preocupar”, isso é algo que deve ser lembrando todos os dias.

Mikao Usui foi sábio ao estabelecer os princípios no tempo presente, porque ele sabia que esses eram, e continuam sendo, os maiores desafios da vida cotidina. Entretanto se tornam mais fáceis quando não são projetados para o futuro e sim praticados no aqui e agora.

Benefícios do Reiki

O reiki repõe a energia vital no organismo das pessoas, de maneira que estimula a auto-regeneração, por isso o tratamento com sessões de reiki diminui problemas físicos e emocionais, melhorando a saúde como um todo.

O reiki reduz o estresse e traz sensação de paz e conforto, reduz dores físicas e diminui efeitos colaterais de tratamentos médicos, tal como a quimioterapia, além disso, melhora a circulação sanguínea e atua na desintoxicação de órgãos.

O campo energético da pessoa é limpo e se torna mais claro, por consequência, o movimento de energia fica mais livre e os chacras são alinhados. O método pode ser aplicado em qualquer pessoa: idoso, bebê, adolescente ou criança; e também, em alimentos, animais e plantas.

O reiki é utilizado como método de medicina alternativa e não substitui a ida ao médico, psicólogo ou psiquiatra. Como prática alternativa de cura, ajuda nos tratamentos convencionais. Se você ainda não recebeu uma aplicação de reiki, procure un reikiano e sinta na prática todos os benefícios que o reiki pode trazer para sua vida.

1
Olá! Quer se cadastrar no Cartão da Gente?
Powered by