Acupuntura

A acupuntura é uma das modalidades integrantes da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e de outras orientais, mas vem se popularizando no Ocidente há pelo menos 30 anos.

Pode-se aplicar acupuntura para tratar tanto problemas físicos quanto emocionais, e muitas vezes também para dependência química. Ela é especialmente eficaz no alívio da dor e do estresse, dores de cabeça, problemas intestinais, menstruais e de infertilidade, e doenças de pele persistentes. É indicada para todas as pessoas, inclusive idosos, jovens e grávidas. Com efeito, muitas gestantes recorrem a acupuntura para prevenir enjoo matinal e aliviar dores lombares e ciáticas, constipação e azia; também ajuda a virar um bebê deslocado da posição cefálica e a induzir um trabalho de parto atrasado.

Outra aplicabilidade da acupuntura com alto índice de sucesso são os tratamentos de coluna como um todo (desde o pescoço até a região lombo-sacral).

O que esperar de uma sessão:

Você deve comparecer a primeira consulta vestindo roupas leves para que o terapeuta possa inserir as agulhas com facilidade. Ele lhe pedirá informações através de uma anamnese sobre seu histórico médico, sua alimentação, padrões de sono e estado emocional. Além disso, provavelmente examinará sua língua , verificará a coloração e o tipo da sua pele, tomará o pulso e observará seu corpo com relação à postura, movimentos e sinais de tensão muscular. Definido o plano de tratamento, o terapeuta lhe pedirá que se deite numa maca e introduzirá agulhas finas em vários pontos do corpo e do rosto para estimular o Qi. Não estranhe se os pontos de inserção das agulhas estiverem distantes da área afetada; por exemplo ; os pontos para estimular o trabalho de parto localizam-se nos tornozelos e nas mãos. Há 12 meridianos principais que transportam a energia do corpo, cada um correspondendo a um órgão ou uma função do organismo. Além desses, há dois meridianos principais: O vaso da Concepção e o Vaso Governador. O número de agulhas a ser inseridas varia, dependendo de cada caso. Elas são mantidas no ponto durante certo tempo, sendo então retiradas para que você possa relaxar e dedicar alguns momentos à meditação, quase sempre com luzes tênues e música suave. Às vezes o praticante aplicará algum movimento Às agulhas. O processo de inserção e remoção é indolor, e você não deve sentir nenhum desconforto durante o tratamento.

1
Olá! Quer se cadastrar no Cartão da Gente?
Powered by